VISITA INSTITUCIONAL

Comitiva Parlamentar visita a Academia da Força Aérea

Visita institucional foi coordenada pela Assessoria Parlamentar e Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER)
Publicada em: 25/06/2023 16:49
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Assessoria Parlamentar e Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER), apresentou, nessa quinta-feira (22/06), a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), para comitiva de parlamentares. Logo ao se aproximar da cidade, a aeronave C-99 que transportava a equipe, foi escoltada por duas aeronaves de instrução T-27M.

A visita institucional foi conduzida pelo Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, juntamente com o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, que explanou cada setor e atividades do Ninho das Águias aos parlamentares, consultores, além de assessores jurídicos e demais servidores do Legislativo.

Para o Chefe da ASPAER, essa atividade é de muita importância para a imagem institucional da FAB. “A gente consegue dar uma maior visibilidade do trabalho, das competências e daquilo que a Força Aérea faz. É uma forma de mostrarmos o que nós temos feito como uma espécie de prestação de contas para os representantes da sociedade  brasileira”, destacou o Brigadeiro do Ar Pontirolli.

O Brigadeiro do Ar Schiavo destacou que, muito além da estrutura, foram apresentados os valores, conhecimentos, habilidades, atitudes dos futuros aviadores, intendentes e infantes. “Eu vejo como uma grande oportunidade para a Academia da Força Aérea, de mostrar o nosso trabalho, a nossa missão aos parlamentares, onde puderam, hoje, conhecer um pouco da rotina do Cadete. Mas eu acredito que, acima de tudo, puderam ver os valores que nós forjamos nesses jovens militares. Ressalto, ainda, essa visita como prestação de contas do dinheiro do contribuinte, que aqui nós fazemos questão de aplicá-lo da melhor maneira possível, sempre investindo no cadete, na formação moral e profissional”, finalizou o Comandante da AFA.

Os parlamentares ainda puderam ver o treinamento dos cadetes nos simuladores de voo nos Primeiro e Segundo Esquadrões de Instrução Aérea (1º EIA e 2º EIA), onde é possível uma imersão total na aeronave, além de permitir um treinamento de procedimentos de emergência. Também assistiram a Parada Diária do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, onde houve a passagem de serviço entre as Turmas em formação.

Ainda, no interior de São Paulo, a equipe convidada conheceu o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), e pôde ver de perto detalhes da estrutura e treinamentos da Esquadrilha da Fumaça. 

"A gente não tem dimensão do trabalho, da eficiência, da excelência, do trabalho prestado pela Aeronáutica. Então, eu acho que a importância é conhecer para, poder quando for tomar decisões a respeito desse tema, poder orientar o parlamentar com mais propriedade. Há uma frase que diz quem não se apresenta, quem não leva a sua mensagem, não é ouvido e não ser ouvido é como se não existisse", comentou o analista legislativo da Câmara dos Deputados, Nilvado Júnior. 

Para finalizar a visita institucional, a FAB abriu as portas para a comitiva do legislativo, do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), em Congonhas (SP), que é responsável pelo gerenciamento da área de maior fluxo de tráfego aéreo do Brasil: eixo Rio - São Paulo.

Clique aqui e veja a reportagem.

Fotos: Tenente Gabrielle Varela / CECOMSAER / Aspirante Alchorne / ASPAER /  Capitão Bezerra / EDA

Vídeo: Sargento Renata / CECOMSAER

imagens/original/45725/IMG_4028.JPG
imagens/original/45725/IMG_4166.JPG
imagens/original/45725/IMG_4234.JPG
imagens/original/45725/IMG_4279.JPG
imagens/original/45725/IMG_4423.JPG
imagens/original/45725/IMG_4663.JPG
imagens/original/45725/IMG_4685.JPG
imagens/original/45725/IMG_4694.JPG